CEE dos vazamentos do Daerp ouve diretor técnico da autarquia

O diretor apresentou projeto, que viabilizado, será possível diminuir vazamentos e falta de água
CEE dos vazamentos do Daerp ouve diretor técnico da autarquia

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos com a finalidade de averiguar os problemas de abastecimento, vazamento e perdas físicas (vazamentos em redes e reservatórios) de água no município de Ribeirão Preto, que tem como presidente o vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB), e os membros Boni (REDE) e Marinho Sampaio (MDB), ouviram na tarde do dia 06 de julho o diretor técnico do Daerp, Lineu Andrade de Almeida.

O diretor explicou que hoje existem problemas de vazamento e abastecimento que pretendem sanar com um projeto que está em fase final de elaboração. Com um custo estimado em R$ 83.000.000,00, o projeto prevê a implantação de 56 setores, a substituição de oito poços e dois novos, ao custo de R$ 21.000.000,00. A execução de 49 trechos de adutoras para interligar poços a reservatórios e execução de distribuição, 65 km de rede, no valor de R$ 45.000.000,00. E a implantação de dezoito reservatórios, R$ 17.000.000,00.

Com este projeto será possível acompanhar o problema da pressão do fornecimento na rede, o desabastecimento, e as possíveis perdas.

Lineu esclareceu aos vereadores que existem os vazamentos visíveis e os subterrâneos (não visíveis), que são os que causam maior desperdício. Por esse motivo, existe a necessidade de contratação de empresa para pesquisa de vazamentos não visíveis.

“O Plano de Saneamento que será revisado no segundo semestre, tem validade para quatro anos, mas temos de ter uma visão de longo prazo. ” informou Lineu.

O diretor se comprometeu a enviar um resumo do projeto à comissão.